sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta 2010


quinta-feira, 25 de março de 2010

Extração de petróleo causa rachaduras em casas na Bahia

A Petrobras instalou uma sonda americana da construção civil em uma fazenda no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano. Pela primeira vez a sonda está sendo utilizada na extração de petróleo. Porém, técnicos da Defesa Civil constataram que 21 casas da área estão com suas estruturas abaladas por conta do trabalho.

Segundo o G1, em vez de perfurar na vertical, a máquina vai buscar a camada de óleo na horizontal. Mais de 25 quilômetros do subsolo foram perfurados, a uma profundidade média de 270 metros. Quando a sonda começou a operar no subsolo, em cima os moradores começaram a sentir vibrações estranhas, que provocaram rachaduras nas casas.

'Essas pessoas correm risco nessas casas. Então a gente precisa retirá-las e colocá-las em local seguro. A gente ainda não pode confirmar se o trabalho da sonda teria provocado essas rachaduras', afirma a coordenadora da Defesa Civil de São Francisco do Conde, Ruth Carbalhal.

O gerente da Petrobrás na Bahia, Antônio José Rivas, no entanto, não vê relação entre a operação da máquina e as rachaduras das casas, mas diz que vai investigar. 'Se por ventura, constatado que há uma relação direta entre o resultado da perfuração e os donos do imóveis, a Petrobrás, naturalmente, assume todo o ônus do conserto.'

OBS: Cadê o Etanol? Ninguém fala mais nada sobre...

REFERÊNCIAS
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=54243&mdl=50

Os biocombustíveis, o etanol e a fome no mundo

O Brasil está, há pelo menos três décadas, na vanguarda da corrida dos biocombustíveis, em decorrência não só da enorme quantidade de terras e recursos hídricos disponíveis, como também por seu domínio tecnológico na produção de cana, a mais importante das matérias-primas utilizadas para produzir açúcar, etanol e eletricidade de forma competitiva.
A decisão dos governos dos Estados Unidos (EUA) e dos países da União Européia (UE) em pelo menos duplicar o seu consumo de biocombustíveis nos próximos anos não só acirrou inúmeros interesses, como também ensejou grandes polêmicas.
Uma das principais polêmicas é aquela que discute o impacto que o crescimento das culturas agrícolas ligadas à produção de biocombustíveis causariam à produção de alimentos. De início deve-se ressaltar que a importância dos combustíveis de origem agrícola no mercado global de energia é pequena, visto não representarem mais do que 1% da produção de combustíveis fósseis.
Mas, o crescente impacto do boom agroenergético tem afetado, de forma mais ou menos significativa, certos mercados agrícolas, especialmente o do milho, a principal matéria prima usada para produção de etanol nos EUA. A produção norte-americana do etanol já consome cerca de 20% do milho produzido no país e esta cultura vem avançando gradativamente sobre áreas de outros plantios, especialmente os dedicados à soja. Isso tem ocasionado aumento dos preços de certos produtos agrícolas e causado desequilíbrios na estrutura dos mercados agropecuários (especialmente os de rações), além de afetar as exportações (os EUA são os maiores exportadores mundiais).
Já o impacto da expansão da agroenergia nos mercados agrícolas é muito menor em países como o Brasil, que produzem álcool a partir da cana. Mais eficiente que o milho ou qualquer outra cultura agrícola, a produtividade da cana é duas vezes maior que a do milho e seu custo de produção é 30% menor.
Do total de terras aráveis do Brasil (aproximadamente 340 milhões de hectares), cerca de 2,0% são usadas para o cultivo de cana, metade delas dedicadas à produção de etanol. A cultura da cana deverá se ampliar nos próximos anos às custas das terras dedicadas ao plantio de soja (cerca de 6,0% das terras aráveis) e milho (3,2%) e também sobre as áreas de pastos que correspondem a quase 60% das terras aráveis. Mas, não há certeza que, em algumas áreas, a cana não possa se expandir em detrimento a algumas culturas alimentares. Daí, a ferrenha oposição dos setores da sociedade em relação a essa expansão.
Há estudos em andamento no Ministério da Agricultura no sentido de se estabelecer um zoneamento agroecológico do setor sucroalcooleiro cujo objetivo seria o de definir as áreas disponíveis para a ampliação da produção levando em conta não só os índices de produtividade, mas também os impactos ambientais e socioeconômicos dessa expansão.
Os EUA e o Brasil são, nessa ordem, os maiores produtores mundiais de etanol, sendo os norte-americanos os maiores importadores do produto e nosso país o maior exportador. Todavia, o Brasil não possui as limitações de expansão de área cultivada como os EUA, já que a cana pode, a princípio, se expandir especialmente em áreas de cerrado, que tradicionalmente têm sido utilizadas para pastagens ou produção de soja.

Se produzida com alta tecnologia, a agroenergia representa uma extraordinária oportunidade para os países subdesenvolvidos da América Latina, África e parte da Ásia. O Brasil, em particular, tem uma chance de ouro para estar à frente dos demais países no contexto global da bioenergia, buscando consolidar o álcool (e também o biodiesel) como commodities globais, produzidas de forma ambiental e socialmente correta.
Texto Editado

REFERÊNCIAS
http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=341&ed=4

quarta-feira, 24 de março de 2010

Governo pede investimento em reciclagem e educação ambiental

O presidente Lula pediu publicamente às prefeituras municipais para que apliquem dinheiro, cerca de 225 milhões de reais, destinados a construção de galpões para Cooperativas de Catadores de material reciclado, para a compra de novos caminhões e investimentos em educação ambiental.
O plano nacional de Mudanças Climáticas do governo pretende alcançar até 2020, a meta de 20 por cento de reciclagem, montante alcançado no país somente pela cidade de Londrina - PR (23,1 por cento de reciclagem), que investiu na educação dos moradores e dos catadores que vão de casa em casa buscar o material já previamente separado em sacos verdes fornecidos pela prefeitura.

REFERÊNCIAS

sexta-feira, 19 de março de 2010

Série Diálogos Minas Recicla - Panorama dos Resíduos da Construção e Demolição

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) realizará, no dia 25 de março, a 13ª edição da série “Diálogos Minas Recicla”, com o tema “Panorama dos Resíduos da Construção e Demolição”. O objetivo do evento é apresentar e discutir processos inovadores que buscam solucionar os impactos dos resíduos da construção e demolição. O CMRR se encontra na Rua Belém, 40, esquina com Avenida dos Andradas, bairro Esplanada, na região Leste de Belo Horizonte. O evento é gratuito e podem se inscrever pesquisadores, ONG’s, estudantes, ambientalistas, gestores municipais, catadores de recicláveis, educadores ambientais e demais interessados no assunto.

Programação
  • 8h30 Café de boas vindas
  • 9h00 Abertura e boas vindas ao CMRR com a Coordenadora Executiva do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Denise Marília Bruschi.
  • 9h10 Palestra: “O processo da sustentabilidade na construção”Palestrante: Professora Maria Teresa Paulino Aguilar – Coordenadora do Grupo Novos Olhares sobre a Construção – NOC, do Departamento de Engenharia de materiais e construção da UFMG.
  • 9h55 Palestra: “Estratégia para uma governança sustentável, para desaterro e bota fora de resíduos da construção civil”.Palestrante: Luiz Carlos de Oliveira – Gerente Operacional da Dona Dora Terraplenagem
  • 10h40 Palestra: “Certificação de eficiência energética em edificações – Selo Procel Edifica”Palestrante: Profª.drª. da Escola de Arquitetura da UFMG, Roberta Vieira Gonçalves.
  • 11h25 Palestra: “Gestão Ambiental: uma visão do Sinduscon-MG”Palestrante: Eduardo Henrique Moreira, Diretor de Meio Ambiente do Sinduscon-MG.
  • 11h45 MediadorItamar Gomes CabralEngenheiro Ambientalista PBH Regional Nordeste
  • 12h00 Debate com o público
  • 12h30 Encerramento
Maiores informações pelo telefone (31) 3465-1211, e a inscrição pelo site http://http://www.cmrr.mg.gov.br/interna.aspx?id=159.

REFERÊNCIAS
http://www.crbio04.gov.br/

Curso de Espeleologia

O Guano Speleo UFMG iniciou, as inscrições para o primeiro curso de introdução à Espeleologia de 2010! As disciplinas serão ministrados por profissionais - membros do grupo e convidados - competentes e especialistas de suas áreas que abrangerão temas como:
Biospeleologia, Técnicas Verticais, Turismo, Paleontologia, Arqueologia, Geomorfologia mais, desenvolvimento e mapeamento de cavernas. Sendo que os dias 17 e 18 de Abril serão aulas teóricas e no dia 24, saída de campo. O evento está aberto para pesquisadores, estudantes e interessados na área que procuram conhecer mais sobre a Espeleologia e suas singularidades.
Programação:
Dias 17 e 18 de Abril, aulas teóricas
Dia: 24 de Abril aula prática (Saída de campo)

Horários:
Dias 17/18 - De 8:00 ao meio dia.Dia 24 - De 8:00 às 17Hrs.

Local:
Portaria I - Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Bairro Santa Inês.

Valor do curso:
R$ 60,00

Incrições no site: http://www.guanospeleoufmg.blogspot.com/

REFERÊNCIAS
http://www.guanospeleoufmg.blogspot.com/

terça-feira, 16 de março de 2010

Mapa Geológico do Planeta Terra


Com a eleição de 2008 como o “Ano Internacional do Planeta Terra” pela ONU, diversos eventos ocorreram ao longo daquele ano. Um deles foi o lançamento do Projeto Onegeology, que pode ser descrito como o Mapa Geológico do Planeta Terra.

Semelhante ao GoogleMaps ou o NASA WorldWind, que trazem imagens de satélite e relevo de todo o globo, o Onegeology é um mosaico de mapas geológicos em escala 1:1.000.000, baseado na Carta do Mundo ao Milionésimo, que recobre toda terra num esforço de especialistas em Ciências da Terra e em informática de 94 nações, com o apoio da UNESCO.

O Onegeology é uma iniciativa internacional de serviços geológicos, atualmente com 103 países participantes e apoiadas pelos principais organismos mundiais de geociências.

Acesse: www.onegeology.org/

REFEÊNCIAS
Conhecimento Prático GEOGRAFIA, nº26, pág 7.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aluno é obrigado a fumar 42 cigarros na Malásia


Um aluno teria sido obrigado a fumar 42 cigarros como punição por ter sido flagrado com tabaco em uma escola secundária na Malásia. Segundo a imprensa local, outros estudantes e professores testemunharam a aplicação da pena por cerca de duas horas em um dormitório de estudantes na ilha de Pulau Tuba, no noroeste do país.

"Fui forçado a fumar quatro cigarros por vez até chegar a 42", disse o adolescente Mohd Alif Arifin, 16, ao jornal malaio New Straits Times.

A rigorosa medida foi tomada depois que cigarros e um isqueiro foram encontrados no armário do adolescente. Segundo o jornal britânico The Times, o rigor foi ainda mais severo porque, até então, o garoto era um modelo de bom comportamento na escola.

Após a punição, o garoto, que mora com os tios, foi mandado de volta para casa. Eles perceberam que o menino tinha os lábios inchados. Quando souberam do episódio, deram queixa na polícia.

"Ele não pôde comer por cinco dias", disse a tia ao New Straits Times.

A escola já pediu desculpas à família, que aceitou o pedido. Uma autoridade educacional malaia confirmou que a punição não foi "apropriada" e que uma sindicância foi aberta no departamento de Educação para estudar possíveis medidas.

Em 2007, houve indignação junto à opinião pública da Malásia depois que uma professora obrigou quase 150 alunas a permanecer por uma hora dentro de um lago fétido e a passar a noite na chuva do lado de fora do dormitório, porque ninguém assumiu a culpa por entupir os canos dos banheiros.

Segundo correspondentes, uma forma de punir indisciplina nas escolas do país são palmadas com bastões de junco cobertos com sal.
COMENTÁRIO: Se essa moda pega!

REFERÊNCIAS

http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentid=21059686

quinta-feira, 4 de março de 2010

Terremoto muda eixo de rotação da Terra


Região metropolitana de Santiago algumas horas depois do terremoto mostra uma nuvem de poeira cobrindo parte da capital chilena

O terremoto de magnitude 8.8 que afetou o Chile no último sábado pode ter deixado os dias na Terra mais curtos. A suspeita é do cientista Richard Gross, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa, a agência espacial americana. Isso teria ocorrido por uma mudança na rotação do planeta.

Gross utilizou um modelo complexo para fazer o cálculo, que detectou uma redução de 1,26 microssegundos (um segundo por um milhão) no dia. O tremor deslocou o eixo do planeta de aproximadamente 8 centímetros.

O mesmo modelo foi utilizado para calcular o impacto do terremoto de 9.1 registrado em Sumatra em 2004. Na ocasião, a redução no dia foi de 6,8 microssegundos e a alteração no eixo da Terra foi de 7 centímetros.

Os cientistas se referem ao eixo imaginário de rotação da Terra, e não ao eixo Norte-Sul, que tem uma diferença de cerca de 10 metros.

O cientista explica que, embora o tremor do Chile tenha sido menor que o de 2004, ele afetou mais a Terra por causa da localização do fenômeno (no primeiro caso era mais próximo da linha do Equador) e da falha que causou o segundo terremoto, que envolvia um ângulo de inclinação mais acentuado.

Gross avisa, no entanto, que as previsões podem se modificar conforme sejam descobertos novos dados sobre o terremoto no Chile.

REFERÊNCIAS

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2010/03/02/foto-de-satelite-da-nasa-mostra-nuvem-de-poeira-no-chile-apos-tremor.jhtm