quarta-feira, 19 de maio de 2010

Exército invade acampamento da oposição e prédios são incendiados na Tailândia

Pelo menos cinco pessoas morreram em uma ofensiva do Exército tailandês para acabar com o acampamento dos manifestantes de oposição, conhecidos como “camisas vermelhas”, do centro da capital, Bangcoc. A ação elevou para 65 o número de mortos desde março, e resultou na rendição de líderes do movimento. Colunas de fumaça preta podiam ser vistas na cidade depois que vários prédios foram incendiados, incluindo a bolsa de valores e um grande shopping center.




Os camisas vermelhas também queimaram pneus e atearam fogo no andar térreo de uma estação de TV. Um jornalista ocidental, identificado como um fotógrafo italiano, morreu na ofensiva e outros três jornalistas estariam entre os feridos, segundo informações de um hospital de Bangcoc.

REFERÊNCIAS
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/05/100519_tailandia_quarta_video_ir.shtml

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mal Entendido


COMENTÁRIO: Eu sei que não tem muito a ver com a proposta do blog mas, É GENIAL.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Geografia influencia tendências de automóveis

Em meados de 1957, a Europa vivia um clima de recuperação da Segunda Guerra Mundial que devastou o continente. A ordem era economizar e mudar os hábitos de vida da população. E para que as montadoras sobrevivessem foi preciso reinventar o automóvel. A única via era criar veículos pequenos e baratos e com baixo consumo de combustível. Neste cenário nasceu o Fiat Cinquecento na Itália.

Inicialmente, chamou-se Nuova Fiat 500. Seu minúsculo motor de 479 cm3 e dois cilindros, refrigerado a ar, produzia apenas 13 cavalos de potências – um número que, pelos padrões de hoje, é irrisório. Mas com seus 3 metros de comprimento e 500 kg de peso, ele trafegava com desenvoltura pelas estreitas ruas européias. Suas portas se abriam para frente, com dobradiças na metade do carro. E ele tinha inegável estilo. A partir daí o carro evoluiu e ganhou novas versões e motorizações, até que em 1975 sua produção foi interrompida. Foram quase 3,8 milhões de unidades produzidas, sendo que em julho de 2007 este modelo retornou às ruas da Europa.

REFERÊNCIAS

Revista Pista de Testes, 2ª Ed, Abril, 2010.