sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Welcome to Russia: Copa do Mundo 2018



Comentário: Fantástico vídeo de candidatura da Rússia à Copa do Mundo de 2018. Belas paisagens, belas pessoas, belos estádios, será um bela copa. PARABÉNS RÚSSIA.

Emerald Sea pode ser o nome da nova rede social da Google

O novo projeto de rede social do Google está sendo chamado internamente de Emerald Sea ou Mar de Esmeralda, segundo o site TechCrunch. A novidade está sendo testada entre os funcionários da empresa e tem planos de se tornar uma rede social espalhada por todas as propriedades do Google.

O site de relacionamento pretende oferecer um ambiente mais seguro para os usuários com restrições em algumas áreas para proteger os mais jovens. Segundo o site Online Social Media, esta é a forma que a Google encontrou de transformar o Emerald Sea em um rival de peso para o Facebook.

A Google tem um vasto histórico de projetos de mídias sociais, como o Buzz e o Lively, porém poucos deram certo. O Orkut é um dos únicos que ainda permanece com relativo sucesso, pois aqui no Brasil é a rede social mais acessada há anos. A data de lançamento do projeto ainda não foi confirmada, assim como o nome. De acordo com um ex-funcionário da empresa, os apelidos internos dados aos novos produtos sempre mudam, por isso é bastante provável que o nome oficial da rede seja outro.

REFERÊNCIAS

http://olhardigital.uol.com.br/jovem/redes_sociais/emerald-sea-pode-ser-o-nome-da-nova-rede-social-da-google/15169

Um jornal exclusivo para tablet


Neste final de semana, foi criado um burburinho em torno dos rumores de que a News Corp, responsável pelo Wall Street Journal e o MySpace, lançará o The Daily, um jornal que estaria disponível apenas no iPad. O projeto estaria sendo desenvolvido em parceria com a Apple.

Segundo o Guardian, o Daily vai emular uma publicação impressa em um meio digital. A edição será fechada na madrugada e disponibilizada no dia seguinte no iPad. Será paga e contará com notícias do dia a dia. Republicará conteúdo de outras publicações da News Corp.O projeto entraria no ar somente no ano que vem.

Parece ser algo novo, mas a revista Gourmet, que foi ressuscitada neste ano, também é publicada apenas no tablet da Apple. Não conta com versão impressa nem web.

Em entrevista recente ao Financial Times, James Murdoch, filho de Rupert Murdoch e vice-presidente operacional da News Corp, já havia adiantado que a empresa estava trabalhando em uma publicação exclusiva para iPad. E afirmado que o tablet da Apple poderia levar o jornalismo a “um novo patamar”.

O próprio Murdoch pai deu algumas declarações neste ano afirmando que os tablets poderiam ser uma solução para as empresas de jornalismo.

O projeto do Daily levanta várias questões. Qual o papel da Apple? Ela fornecerá apenas a tecnologia? Essa tecnologia será disponibilizada para outras editoras?

Em tempos em que existe um fluxo constante de informação e a notícia mais recente é a mais importante, em um dispositivo digital, vai dar certo uma publicação que conta com um modo de produção linear, com começo, meio e fim? Em uma época em que os usuários são cada vez mais multiplataforma, criar um produto apenas para uma delas vale a pena?

O que fica evidente com esse lançamento e as recentes declarações públicas é que, para os executivos da News Corp, o desafio atual do jornalismo não é tanto narrativo, mas simplesmente uma questão de mudar de plataforma, do papel para o digital, da banca de revista para o tablet.
REFERÊNCIAS


Crédito da foto: Grant Robertson