sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Universal do Reino de Deus se expande em ritmo de multinacional

O sucesso da Igreja Universal no Brasil e no mundo e a força econômica do mercado cristão foram os temas de reportagem especial publicada recentemente pela rede pública britâmica de jornalismo, a “BBC”. Destacando a dimensão e a importância da construção do Templo de Salomão, uma das obras mais importantes em andamento em São Paulo, como já havia feito anteriormente o jornal britânico “The Guardian”, a “BBC” chama atenção para os números e a força deste segmento. “Mercado bilionário crescente, mas ainda pouco estudado, o segmento de produtos cristãos movimenta estimados R$ 12 bilhões por ano no Brasil”, afirma o texto, citando cálculos de Mário René, professor de Ciências do Consumo Aplicadas na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

A “BBC” ressalta, no artigo, que tal prosperidade é puxada principalmente pela IURD, que tem ganhado espaço no Brasil e na Inglaterra, dois dos 110 países em que atua – “alcance não conseguido por nenhuma empresa multinacional brasileira”, conforme destaca a reportagem.

Entre os grandes feitos resultantes de tal poderio econômico está a construção do Templo de Salomão, uma réplica do templo descrito na Bíblia, com mais de 70 mil metros quadrados de área construída.

O avanço é resultado do aumento do número de cristãos no Brasil. Segundo o estudo Mapa das Religiões, feito pela Fundação Getúlio Vargas, os evangélicos representavam 20,2% da população do País em 2009, contra 9% em 1991.


Modificado de: Folha Universal, ano 19, número 1.014, de 11 a 17/09/2011.