segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Campos irrigados no Qatar


Mais um exemplo de agricultura irrigada, desta feita no Qatar. É, portanto, agricultura irrigada em pleno deserto o que provoca um contraste ainda maior, pois o espaço que envolve os círculos verdejantes é bastante seco. Percebe-se que os campos são irrigados de forma circular, além de possuir grande dimensão e perfeição.

Nestes campos plantam-se frutos e vegetais. No entanto, apesar do tamanho destes campos, o Qatar não é autosuficiente, pois a maior parte dos produtos alimentares são importados. Todos os eforços do Governo para o desenvolvimento agrícola esbarram em fortes condicionantes climáticos: a falta de chuva e consequentemente a grande escassez de água doce.

Comentário: Porque não investir pesado nessa tecnologia na região nordeste do Brasil?

REFERÊNCIAS

Robb Kendrick - National Geographic, 2003
http://geographicae.wordpress.com/

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Atuação no Haiti pode consolidar papel de liderança do Brasil

Com o desastre que abateu o Haiti, a diplomacia brasileira para o país caribenho deverá entrar em uma nova fase, na avaliação do Itamaraty. A expectativa é de que o governo brasileiro seja “mais exigido”, mas em contrapartida poderá consolidar seu papel de liderança no processo de paz haitiano.

Como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil “tem a chance de fazer valer suas perspectivas e visões” em relação ao Haiti, diz um representante da diplomacia brasileira.

“Quem decide é a ONU, mas o Brasil sempre defendeu uma política mais de longo prazo no Haiti, que vá além da segurança”, diz o diplomata.
Uma das possibilidades é de que o efetivo da missão de estabilização da ONU no Haiti, a Minustah, seja ampliado – decisão que precisa ser aprovada pelo Conselho de Segurança.
De acordo com essa mesma fonte do Itamaraty, “não necessariamente” o adicional de tropas precisa sair do Brasil.

“Um dos desafios é justamente o de convencer outros países de que eles também precisam contribuir mais”, diz o diplomata.

País com o maior efetivo militar no Haiti, com 1.266 homens, o Brasil acabou conquistando um papel de protagonista no processo de paz do país caribenho. A causa foi abraçada não apenas do ponto de vista militar, mas também diplomático, sendo vista como uma das principais bandeiras da política externa do governo Lula.

Além de reforçar sua influência na América Latina, a experiência militar brasileira no Haiti é vista no governo como mais um ponto favorável à campanha do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

De acordo com a ONG Contas Abertas, o governo brasileiro já gastou mais de R$ 700 milhões com a operação desde o início da missão.

REFERÊNCIAS
http://www.bbc.co.uk/portuguese/lg/noticias/2010/01/100115_haitidiplomaciabrasil_fp.shtml

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Imagem de satélite mostra Grã-Bretanha coberta de neve


Imagem desta quinta-feira (7) do satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis, na sigla em inglês), da Nasa, mostra a neve cobrindo toda a Grã-Bretanha. Centenas de escolas ficaram fechadas nesta quinta-feira, e já foram emitidos dois alertas de níveis baixos nos estoques de gás, usado no aquecimento das casas.

Outros países europeus também são afetados pela onda de frio. Na Alemanha, pelo menos nove sem-teto com idades entre 42 e 62 anos morreram congelados. Em várias regiões do país, as temperaturas ficaram abaixo de 10º C negativos, segundo o site de notícias "Deutsche Welle".

As nevascas também provocaram enormes engarrafamentos nas proximidades de Amsterdã e Haarlem, na Holanda. O sistema de transportes praticamente parou, com poucos ônibus nas ruas.

O frio e o gelo causam transtornos ao transporte de mercadorias em cidades francesas às margens do Canal da Mancha. Grande parte da França está sob a neve, que atingiu até cidades do sul, como Bordeaux. As temperaturas mais baixas estão sendo registradas na região da Escandinávia. No extremo norte da Suécia teria sido registrado o novo recorde de - 40,8º C na cidade de Hemavan, na madrugada de quarta para quinta-feira.

REFERÊNCIAS

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Estudo quantifica emissões de gases pelo uso do Google


Duas buscas no Google produzem a mesma quantidade de gases do efeito estufa do que ferver água em uma chaleira elétrica. Foi o que concluiu estudo do físico americano Alex Wissner-Gross, que realizou pesquisas sobre o impacto ambiental no uso do sistema de buscas.

Este estudo concluiu que uma busca típica no Google em um computador de mesa gera cerca de sete gramas de dióxido de carbono. para ferver água em uma chaleira elétrica, são emitidos por volta de 14 gramas de dióxido de carbono, ou, o equivalente a duas buscas no Google, segundo o físico americano.

Em um comunicado, o Google disse estar considerando a questão, e acrescenta que “a energia usada a cada pesquisa no Google é mínima”.

Referência
Conhecimento Prático GEOGRAFIA, nº24

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Placa símbolo do holocausto foi roubada


A placa de ferro na qual os nazistas exibiam seu slogan, Arbeit Macht Frei (O Trabalho Liberta), que ficava na entrada do campo de concentração de Auschwitz, foi roubada na madrugada do dia 18/12/2009, e encontrada no dia 21/12/2009 segundo a polícia polonesa. A chapa de cinco metros de largura e 40 quilos ficava no campo de concentração no sul polonês, onde morreram mais de 1 milhão de pessoas (90% judeus) durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O local, que antes era um campo de concentração, mantém até os dias atuais os abrigos, torres de controle e ruínas das câmaras de gás, entre outros.

Este letreiro é considerado um dos mais importantes símbolos do século passado, e será colocado novamente em seu lugar, pois, o museu de Auschwitz se prepara para comemorar o 65º aniversário da liberação dos campos de concentração de pelas tropas soviéticas em 27/01/2010.

REFERÊNCIA
Estado de Minas, 19 de Dezembro, 2009.