sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Imagem de satélite mostra Grã-Bretanha coberta de neve


Imagem desta quinta-feira (7) do satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis, na sigla em inglês), da Nasa, mostra a neve cobrindo toda a Grã-Bretanha. Centenas de escolas ficaram fechadas nesta quinta-feira, e já foram emitidos dois alertas de níveis baixos nos estoques de gás, usado no aquecimento das casas.

Outros países europeus também são afetados pela onda de frio. Na Alemanha, pelo menos nove sem-teto com idades entre 42 e 62 anos morreram congelados. Em várias regiões do país, as temperaturas ficaram abaixo de 10º C negativos, segundo o site de notícias "Deutsche Welle".

As nevascas também provocaram enormes engarrafamentos nas proximidades de Amsterdã e Haarlem, na Holanda. O sistema de transportes praticamente parou, com poucos ônibus nas ruas.

O frio e o gelo causam transtornos ao transporte de mercadorias em cidades francesas às margens do Canal da Mancha. Grande parte da França está sob a neve, que atingiu até cidades do sul, como Bordeaux. As temperaturas mais baixas estão sendo registradas na região da Escandinávia. No extremo norte da Suécia teria sido registrado o novo recorde de - 40,8º C na cidade de Hemavan, na madrugada de quarta para quinta-feira.

REFERÊNCIAS