A Petrobras instalou uma sonda americana da construção civil em uma fazenda no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano. Pela primeira vez a sonda está sendo utilizada na extração de petróleo. Porém, técnicos da Defesa Civil constataram que 21 casas da área estão com suas estruturas abaladas por conta do trabalho.
Segundo o G1, em vez de perfurar na vertical, a máquina vai buscar a camada de óleo na horizontal. Mais de 25 quilômetros do subsolo foram perfurados, a uma profundidade média de 270 metros. Quando a sonda começou a operar no subsolo, em cima os moradores começaram a sentir vibrações estranhas, que provocaram rachaduras nas casas.
'Essas pessoas correm risco nessas casas. Então a gente precisa retirá-las e colocá-las em local seguro. A gente ainda não pode confirmar se o trabalho da sonda teria provocado essas rachaduras', afirma a coordenadora da Defesa Civil de São Francisco do Conde, Ruth Carbalhal.
O gerente da Petrobrás na Bahia, Antônio José Rivas, no entanto, não vê relação entre a operação da máquina e as rachaduras das casas, mas diz que vai investigar. 'Se por ventura, constatado que há uma relação direta entre o resultado da perfuração e os donos do imóveis, a Petrobrás, naturalmente, assume todo o ônus do conserto.'
OBS: Cadê o Etanol? Ninguém fala mais nada sobre...
REFERÊNCIAS
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=54243&mdl=50