segunda-feira, 3 de maio de 2010

Geografia influencia tendências de automóveis

Em meados de 1957, a Europa vivia um clima de recuperação da Segunda Guerra Mundial que devastou o continente. A ordem era economizar e mudar os hábitos de vida da população. E para que as montadoras sobrevivessem foi preciso reinventar o automóvel. A única via era criar veículos pequenos e baratos e com baixo consumo de combustível. Neste cenário nasceu o Fiat Cinquecento na Itália.

Inicialmente, chamou-se Nuova Fiat 500. Seu minúsculo motor de 479 cm3 e dois cilindros, refrigerado a ar, produzia apenas 13 cavalos de potências – um número que, pelos padrões de hoje, é irrisório. Mas com seus 3 metros de comprimento e 500 kg de peso, ele trafegava com desenvoltura pelas estreitas ruas européias. Suas portas se abriam para frente, com dobradiças na metade do carro. E ele tinha inegável estilo. A partir daí o carro evoluiu e ganhou novas versões e motorizações, até que em 1975 sua produção foi interrompida. Foram quase 3,8 milhões de unidades produzidas, sendo que em julho de 2007 este modelo retornou às ruas da Europa.

REFERÊNCIAS

Revista Pista de Testes, 2ª Ed, Abril, 2010.