quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nasa divulga mais incrível imagem em alta definição da Terra


A agência espacial norte-americana, a Nasa, divulgou, nesta quarta-feira (25), o que chamou de "a mais incrível imagem em alta definição já feita da Terra". A fotografia foi tirada pelo novo satélite meteorológico da Nasa, o Suomi NPP, em 4 de janeiro de 2012.

Para retratar o nosso planeta com tamanha resolução, o satélite capturou várias imagens usando o instrumento VIIRS (Visible/Infrared Imager Radiometer Suite Instrument), capaz de enxergar luz visível e infravermelha por meio de radiometria.

A imagem mais nítida da Terra no espaço foi divulgada um dia depois do satélite Suomi NPP ser batizado com este nome. Anteriormente, o objeto espacial meteorológico era conhecido apenas pela sigla NPP, algo como "Projeto Nacional de Satélite Ambiental Polar-Orbital".

A decisão de rebatizar o satélite foi tomada para homenagear Verner Suomi, um dos cientistas pioneiros no desenvolvimento de sondas para análise do clima terrestre.

O satélite foi lançado em 28 de outubro de 2011, da base californiana de Vandenberg, com o objetivo de melhorar os prognósticos meteorológicos de curto prazo e aumentar o entendimento da mudança climática.

REFERÊNCIAS

MSN