quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desmatamento e violência na Amazônia

Para quem acredita que violência é coisa de grandes centros urbanos, basta dar uma olhada na pesquisa da organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), intitulada como o mapa da violência dos municípios brasileiros. Os dados do OEI revelaram que cinco dos dez municípios mais violentos do Brasil estão na Amazônia.

Entre os primeiros da lista estão Colniza e Juruena, ambos no extremo norte do Mato Grosso. A região - um dos últimos pontos onde ainda existe floresta intacta no Estado - é conhecida pelas quadrilhas de madeireiros ilegais, ladrões de terras públicas e pela violência contra integrantes de movimentos sociais. Em Colniza, o número de homicídios chega a 165,3 por 100 mil habitantes. Um número que impressiona se comparado com o de cidades historicamente marcadas pela violência como Recife, que ocupou a 13ª posição da lista.
Se os governantes não conseguem conter nem a violência, imagine o desmatamento e a extração ilegal de minérios. A pesquisa mostra que apesar da comoção internacional pela preservação da Amazônia, a região continua uma terra sem lei.
REFERÊNCIA