quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Imagens de satélite (NASA)

NASA revela imagens feitas durante os anos de 2007 e 2008 que registraram algumas cidades importantes ao redor do mundo durante a noite. Essas fotos foram tiradas pela Estação Espacial Internacional (EEI) a uma distância que varia entre 350 e 400 km da Terra.

Segundo os astronautas a bordo da EEI "as luzes das cidades apresentam uma prova espetacular da nossa existência, nossa distribuição e nossa habilidade para mudar o ambiente em que vivemos".

Londres, por exemplo, apresenta as características típicas das cidades européias, segundo os astronautas: as avenidas e estradas correm para fora do centro, como 'teias de aranha brilhantes'

Nos Estados Unidos, Los Angeles chama a atenção pela disposição regular de várias de suas ruas e avenidas. Para a Nasa, a cultura, a geografia e a tecnologia deixam uma marca nas cidades e possibilita aos astronautas saberem que parte da Terra estão sobrevoando.

A Baía de Tóquio também foi objeto do ensaio sobre a Terra vista à noite do espaço. Os astronautas dizem que as cidades japonesas possuem uma luz azul-esverdeada própria, e por isso são reconhecidas imediatamente por eles.
REFERÊNCIA